NÃO TEM NADA DE ERRADO COM VOCÊ

(Não está a fim de ler? Assista a estes vídeos, ao invés.)

PARTE 1: NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM VOCÊ POR ODIAR ESCOLA

Não há nada de errado em odiar escola, não há nada de errado em odiar ser forçado a ir a algum lugar aonde você não quer ir para ser “ensinado” sobre coisas que não te interessam de maneira que iria te matar, se tédio fosse letal. Você não é inútil se não consegue boas notas, e você não é um doente mental, se um mero pensamento sobre escola te assusta.

Se escola te depressia ou te dá desejos suicidas, é por causa do ambiente e das pessoas. Você provavelmente é são.

Eles dizem que escola é para aprender? Bem, ficar entediado dificilmente é uma maneira de se aprender algo! Não é para menos que dificilmente alguém se lembra do que foi forçado a memorizar na escola. Escola não é para aprender, é para treinar pessoas a serem obedientes para os que têm autoridade sobre eles.

Não confie na escola para te ‘educar’ – somente você é confiável para isso!

AOS ALUNOS QUE ESTÃO SENDO FORÇADOS A IR À ESCOLA:

Nós estamos aqui para te ouvir & te ajudar com essas coisas.

Se você se sente preso por ir à escola, ainda há maneiras de buscar seus interesses & de descobrir a vida.

Se você não está contente, há opções, e nós podemos te ajudar a encontrá-las.

CLIQUE PARA OBTER AJUDA!

PARTE 2: O QUE FAZER SE VOCÊ ODEIA ESCOLA

Leia isto se a escola está te deixando depressivo ou suicida.

A solução mais óbvia para o ódio à escola é sair, de alguma forma. Tente falar com seus pais sobre algumas dessas alternativas para a escola… esperançosamente eles vão tentar entender e não se assustar muito. Você pode conseguir ajuda para sair da escola aqui.

Você pode até mesmo ter aulas online, se acha que é isso o que quer.

Alternativas para escola;

Educação domiciliar/Desescolarização

Escola online

Sair / Desenvolvimento Educacional Geral

Escolas de título

Mais…

Se os seus pais não deixarem você tentar essas alternativas, pode ficar na escola para espalhar a ideia. Se a sua escola está te deixando insano, aqui está um guia de como sobreviver se você odeia escola. Mas o que quer que faça, não quebre as coisas ou machuque alguém, porque isso só vai alimentar o estereótipo de que crianças necessitam de ficar sob controle.

Se você precisa de mais ajuda com seus pais, ou para sair da escola, clique aqui!.

Nós não estamos dizendo para você sair, se rebelar ou fazer qualquer coisa em particular. O que você faz é decisão sua e somente sua, nós só podemos prover suporte e informação para qualquer escolha que for fazer.

O que funciona para uma pessoa não necessariamente vai funcionar para todo mundo. O ponto é: a decisão de fazer é sua. E se, por alguma razão, outras pessoas se recusarem a deixar você fazer essa escolha, há pessoas boas nesse mundo que vão te levar a sério.

PARTE 3: Motivos comuns do porquê de crianças odiarem escola

  1. Dever de casa (como se 6 horas sentado numa sala de aula não fossem o suficiente)
  2. Acordar cedo (quase sempre depois de uma noite praticamente sem dormir por causa do dever de casa, acima)
  3. Bullying (pessoas infelizes que gostam de fazer outros sofrerem, provavelmente por causa de algum tipo de abuso por parte dos pais)
  4. Professores desrespeitosos (que vão exigir que você os respeite, independente de como eles tratam você)
  5. Provas (porque temporariamente memorizar informações para uma prova é exatamente como as pessoas (não) aprendem)
  6. Estresse (principalmente se os seus pais se descabelam com as suas notas)
  7. Pessoas incômodas em geral (e não poder evitá-las)

PARTE 4: Mais informação

Essa psicóloga tem uma mensagem para crianças que odeiam escola:

Eu, como uma adulta e como psicóloga, quero dizer a todas as crianças por aí que odeiam a escola: você não está sozinho. A maioria das pessoas odeia também, mas muitas vezes essas pessoas não se sentem capacitadas para dizê-lo, e muitas nunca pensaram sobre isso então eles dificilmente sabem como se sentem. Você não está maluco – você não tem um Problema Psicológico Profundo (mas talvez desenvolva um, caso permaneça na escola contra a sua vontade!); e você não é mal por querer  viver a sua vida da maneira que quiser, fazendo o que acha que é certo – é o que todo mundo deveria estar fazendo. O problema não é você: é a coerção. Ser forçado a ir à escola é o problema. leia o resto desse artigo.

Anti-escolismo

O que anti-escolismo NÃO significa

Nós não somos anti-educação. Nós não somos anti-aprendizado. Aprender significa adquirir conhecimento, e educação é basicamente aprender com a ajuda de outras pessoas. Ambos são coisas boas. Certo, agora que isso está claro, o que “anti-escolismo” seria, afinal?

O que anti-escolismo, SIM, significa

Encaremos alguns fatos primeiro: quantas pessoas se lembram mais de 20% das coisas que elas “aprenderam” na escola, tirando aqueles que mais tarde se tornaram professores de escola? Eu [o autor da versão original em inglês] pessoalmente não me lembro de nenhuma. A escola não dá aos alunos NENHUMA escolha sobre o que eles querem aprender, ou COMO eles querem aprender. Na verdade, está ficando tão complicado, que toda vez que alguém menciona a palavra “aprender”, as pessoas imediatamente pensam em  “memorizar”. Dê uma pesquisada por todos aqueles “ampliadores de memória” por aí, e por os “mapas mentais” e por qualquer outro método de memorização. Memorizar NÃO é o mesmo que aprender! Escola se trata de MEMORIZAÇÃO de coisas inúteis, não de APRENDIZADO (tirando alfabetização funcional, mas eles ainda conseguem fazer de uma forma tão entediante, que muitas crianças odeiam aprender sobre isso).

Então, resumidamente, “anti-escola” significa exatamente o que diz. Somos contra escola, porque há escolas dando à educação e ao aprendizado uma má reputação.

 

Leave a Reply